Resumo de Estudo: Dia 3 – Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


1. O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define as competências, habilidades e conteúdos essenciais que todos os alunos devem aprender ao longo da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no Brasil. Ela serve como uma referência obrigatória para a construção dos currículos das redes de ensino públicas e privadas, promovendo uma formação comum em todo o território nacional.

A BNCC foi concebida para garantir a equidade educacional, oferecendo a todos os estudantes as mesmas oportunidades de aprendizado, independentemente de sua localização geográfica, condição socioeconômica ou origem cultural.


2. Estrutura da BNCC

A BNCC organiza o ensino em três grandes etapas:

  1. Educação Infantil (de 0 a 5 anos).
  2. Ensino Fundamental (de 6 a 14 anos, dividido em Anos Iniciais e Anos Finais).
  3. Ensino Médio (de 15 a 17 anos).

Para cada etapa, a BNCC estabelece as competências gerais e específicas que devem ser desenvolvidas pelos alunos.


3. Competências Gerais da BNCC

A BNCC é estruturada em 10 competências gerais, que são habilidades e atitudes que todos os estudantes brasileiros devem desenvolver ao longo da Educação Básica. Elas são transversais e se aplicam a todas as disciplinas e áreas do conhecimento.

3.1. As 10 Competências Gerais da BNCC
  1. Conhecimento:
    • Valorizar e utilizar os conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas do saber para compreender e explicar a realidade e resolver problemas.
  2. Pensamento Científico, Crítico e Criativo:
    • Exercitar a curiosidade intelectual, desenvolvendo o pensamento científico e criativo, além de uma postura investigativa para resolver problemas e tomar decisões baseadas em evidências.
  3. Repertório Cultural:
    • Valorizar e fruir as diferentes manifestações artísticas e culturais, desenvolvendo uma consciência crítica sobre os produtos culturais.
  4. Comunicação:
    • Utilizar diferentes linguagens (verbal, corporal, visual, sonora e digital) para expressar e partilhar informações, experiências, ideias, opiniões e sentimentos.
  5. Cultura Digital:
    • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica e significativa, desenvolvendo a capacidade de navegar em ambientes digitais e produzir conteúdos multimodais.
  6. Trabalho e Projeto de Vida:
    • Valorizar a formação para o mundo do trabalho e para a realização pessoal e coletiva, tomando decisões com autonomia e responsabilidade.
  7. Argumentação:
    • Utilizar argumentação com base em dados, fatos e evidências para defender ideias e tomar decisões de forma responsável e ética.
  8. Autoconhecimento e Autocuidado:
    • Promover a autoconsciência, desenvolvendo a capacidade de gerir suas próprias emoções e reconhecer suas responsabilidades em relação ao autocuidado e ao bem-estar.
  9. Empatia e Cooperação:
    • Exercer a empatia e a colaboração, valorizando a diversidade de pessoas e culturas e atuando para o bem comum.
  10. Responsabilidade e Cidadania:
    • Atuar com responsabilidade, exercendo a cidadania ativa e contribuindo para a melhoria da sociedade e do ambiente, de forma ética e solidária.

4. BNCC por Etapas

4.1. Educação Infantil

A BNCC para a Educação Infantil tem como foco o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos.

  • As crianças devem ser estimuladas a:
    • Brincar, experimentar e explorar o mundo.
    • Desenvolver a imaginação e a criatividade.
    • Interagir socialmente com outras crianças e adultos, promovendo o respeito e a convivência.

A aprendizagem ocorre principalmente por meio de brincadeiras e interações, e a BNCC organiza o trabalho pedagógico da Educação Infantil em cinco campos de experiência:

  1. O eu, o outro e o nós.
  2. Corpo, gestos e movimentos.
  3. Traços, sons, cores e formas.
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação.
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
4.2. Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é organizado em Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e Anos Finais (6º ao 9º ano). Ele tem como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências básicas nas áreas de:

  • Linguagens.
  • Matemática.
  • Ciências da Natureza.
  • Ciências Humanas.
  • Ensino Religioso.

Os conteúdos são trabalhados de forma progressiva, garantindo que os alunos construam conhecimento de maneira integrada.

4.3. Ensino Médio

No Ensino Médio, a BNCC propõe uma formação mais flexível e interdisciplinar, preparando os alunos para o mercado de trabalho e o exercício pleno da cidadania.

  • Os currículos devem ser organizados de modo a garantir que todos os alunos desenvolvam as competências necessárias para atuar no mundo contemporâneo.
  • A partir da BNCC, o Ensino Médio inclui itinerários formativos, que permitem aos estudantes aprofundarem seus estudos em áreas de interesse, como Ciências Humanas, Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, e Formação Técnica e Profissional.

5. BNCC e a Educação Profissional

A BNCC também está alinhada com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT), sendo integrada à formação técnica para garantir que os estudantes desenvolvam:

  • Competências profissionais específicas de cada área de atuação.
  • Competências gerais que permitam o desenvolvimento pessoal e social, e a adaptação às mudanças tecnológicas e profissionais.

Os cursos técnicos e tecnológicos devem promover a integração entre o ensino teórico e a prática profissional, preparando os alunos para o mercado de trabalho.


6. Implementação da BNCC nas Escolas

A BNCC é obrigatória e orienta a construção dos currículos em todas as escolas brasileiras, públicas e privadas. No entanto, ela oferece flexibilidade para que as redes de ensino e escolas adaptem seus currículos de acordo com suas realidades locais.

6.1. Autonomia Curricular
  • A BNCC define o que todos os estudantes devem aprender, mas permite que os estados e municípios adaptem os conteúdos para suas realidades regionais, integrando elementos culturais e socioeconômicos locais.
6.2. Formação Continuada de Professores
  • A implementação da BNCC requer que os professores estejam preparados para trabalhar com as novas diretrizes. Isso implica em programas de formação continuada e capacitação, focando na nova estrutura curricular e nas metodologias ativas de ensino que promovam o desenvolvimento das competências gerais.

7. Desafios na Implementação da BNCC

Embora a BNCC traga uma estrutura bem definida, sua implementação enfrenta desafios:

  1. Formação de Professores: A adaptação dos educadores ao novo currículo e às metodologias propostas exige capacitação contínua.
  2. Infraestrutura: A necessidade de recursos e tecnologia para integrar práticas inovadoras, especialmente em áreas com menos acesso a infraestrutura adequada.
  3. Flexibilização do Ensino Médio: A implementação dos itinerários formativos depende da capacidade das escolas de oferecer diferentes opções de aprofundamento para os alunos.

8. Conclusão

A BNCC é um marco na educação brasileira, oferecendo uma base sólida para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios do século XXI. Ao definir competências e habilidades que devem ser trabalhadas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, a BNCC promove uma educação de qualidade, equitativa e adaptada às novas demandas sociais e tecnológicas.

Os 10 princípios gerais da BNCC são centrais para a formação do aluno, garantindo que ele desenvolva não apenas conhecimentos acadêmicos, mas também habilidades sociais, emocionais e tecnológicas, necessárias para o mercado de trabalho e para a cidadania ativa.


Esse é um resumo detalhado para o estudo do terceiro dia sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Se precisar de mais informações ou detalhes sobre algum ponto específico, estou aqui para ajudar!