Dia 1: Metodologias Ativas de Aprendizagem

O que são Metodologias Ativas?

As Metodologias Ativas de Aprendizagem são estratégias que colocam o aluno no centro do processo de aprendizado. Isso significa que, ao invés do professor ser a única fonte de informação, os alunos participam ativamente, colaboram entre si, resolvem problemas e criam soluções. O papel do professor é orientar, guiar e facilitar o aprendizado.

Principais Tipos de Metodologias Ativas:

  1. Sala de Aula Invertida:
    • O aluno estuda o conteúdo em casa (por meio de vídeos, textos ou outros materiais) e usa o tempo de aula para atividades práticas e discussões.
    • Exemplo prático: Você assiste a um vídeo sobre “Lógica de Programação” em casa. Quando chega na aula, o professor guia um exercício prático, onde você aplica o que aprendeu.
  2. Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP):
    • Os alunos trabalham em projetos práticos que integram várias disciplinas e resolvem problemas reais.
    • Exemplo prático: Desenvolver um site ou aplicativo simples como projeto de programação ao longo do semestre.
  3. Ensino Híbrido:
    • Combina ensino presencial e online. Parte do conteúdo é aprendida online, enquanto as atividades práticas são realizadas em sala de aula.
    • Exemplo prático: Você estuda teoria de programação online e usa o tempo de aula presencial para praticar.
  4. Gamificação:
    • Usa elementos de jogos (como pontos, desafios e recompensas) para motivar os alunos.
    • Exemplo prático: Participar de desafios de programação onde você ganha pontos e prêmios por completar exercícios.

Por que usar Metodologias Ativas?

  1. Engajamento:
    • Alunos que participam ativamente se envolvem mais com o conteúdo e aprendem melhor. O simples ato de “fazer” algo ajuda a fixar o conhecimento.
    • Exemplo: Ao invés de apenas ouvir sobre lógica de programação, você pratica escrevendo seus próprios códigos, o que facilita o entendimento.
  2. Desenvolvimento de Habilidades:
    • Alunos desenvolvem habilidades importantes como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a capacidade de trabalhar em grupo.
    • Exemplo: Ao trabalhar em projetos em grupo, você aprende a comunicar ideias e resolver problemas complexos em equipe.
  3. Autonomia:
    • Os alunos assumem a responsabilidade pelo próprio aprendizado, o que é importante para o desenvolvimento pessoal e acadêmico.
    • Exemplo: Ao aprender em casa, você desenvolve a habilidade de gerenciar seu tempo e entender quais pontos precisam de mais atenção.

Aplicação Prática – Exemplo de Sala de Aula Invertida:

  • Passo 1: Antes da aula, você assiste a um vídeo ou lê um material sobre “Lógica de Programação”.
  • Passo 2: Na sala de aula, ao invés de ouvir uma palestra sobre o mesmo conteúdo, você participa de atividades práticas onde aplica o que aprendeu.
  • Passo 3: O professor está presente para tirar dúvidas e guiar discussões sobre os desafios encontrados.

Estudo de Caso: Sala de Aula Invertida em “Lógica de Programação”

  • Imagine que seu professor disponibilizou um vídeo sobre “variáveis e operadores” para você assistir em casa. Na aula, ao invés de rever o conceito, você se junta a colegas para resolver um problema prático que utiliza essas variáveis. O professor fica disponível para guiar e corrigir suas respostas.

Reflexão Final:

  • Como essas metodologias mudam o jeito de aprender? Elas te ajudam a entender melhor por permitir que você faça parte ativa do processo, ao invés de apenas receber a informação de forma passiva.