Dinamômetro

Apresentação do Projeto: Sistema de Estudo de Forças para o Curso de Sistemas Biomédicos

FATEC Ribeirão Preto – SP


Introdução

No âmbito do curso de Sistemas Biomédicos, é fundamental que os alunos compreendam não apenas os conceitos teóricos, mas também tenham experiências práticas que os auxiliem na compreensão e aplicação desses conhecimentos. Nesse contexto, apresentamos o projeto de um sistema destinado ao estudo de forças, proporcionando uma integração entre teoria e prática de forma eficaz e inovadora.


Objetivo

O objetivo principal deste projeto é desenvolver uma ferramenta que permita aos estudantes entenderem e aplicarem conceitos de força de maneira tangível, utilizando tecnologias modernas para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.


Descrição do Projeto

O sistema desenvolvido consiste em uma Célula de Carga de 5kg, integrada a um dispositivo capaz de enviar os dados de força via Bluetooth para um notebook. Os valores de força são então apresentados em tempo real em uma televisão, proporcionando uma visualização clara e acessível para toda a turma.


Funcionamento

  1. Célula de Carga de 5kg: A célula de carga é o componente responsável por medir a força aplicada. Com uma capacidade de 5kg, ela é capaz de capturar uma ampla gama de valores de força.
  2. Transmissão via Bluetooth: Os dados de força capturados pela célula de carga são transmitidos sem fio para um notebook através da tecnologia Bluetooth. Isso permite uma comunicação eficiente e sem a necessidade de cabos, garantindo maior praticidade no uso do sistema.
  3. Visualização dos Dados: No notebook, os valores de força recebidos são processados e exibidos em tempo real em uma interface amigável e intuitiva. Essa visualização facilita a compreensão dos dados pelos alunos e permite uma análise detalhada das medições realizadas.
  4. Apresentação na Televisão: Além da visualização no notebook, os valores de força podem ser exibidos em uma televisão, permitindo que toda a turma acompanhe as medições de forma coletiva. Isso possibilita uma maior interação entre os alunos e o professor, enriquecendo ainda mais o processo de aprendizado.

Benefícios Educacionais

  • Integração Teoria-Prática: O sistema proporciona uma integração eficaz entre os conceitos teóricos de força e sua aplicação prática, enriquecendo a experiência educacional dos alunos.
  • Aprendizado Dinâmico: A visualização em tempo real dos dados de força torna o aprendizado mais dinâmico e envolvente, estimulando a participação ativa dos estudantes.
  • Facilidade de Compreensão: A apresentação clara e acessível dos valores de força facilita a compreensão dos conceitos estudados, contribuindo para um melhor aproveitamento das aulas.

Conclusão

O sistema de estudo de forças desenvolvido para o curso de Sistemas Biomédicos representa uma importante ferramenta educacional, proporcionando uma abordagem inovadora para o ensino e aprendizado de conceitos fundamentais. Com sua utilização, os alunos têm a oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, preparando-os de forma mais eficaz para os desafios do mercado de trabalho.

Apresentação

Visão do Hardware

Visão do Software

Visão do Software
Segunda parte do software de leitura.

GITHUB

marcelomaurin/dinanometro (github.com)