Fotos de Microscopia
Apresentação de algumas imagens de microscopia
stem of wood dicotyledon x.s.
caule de madeira dicotiledônea x.s.
As dicotiledôneas , também conhecidas como dicotiledôneas (ou, mais raramente, dicotiledôneas ), [2] são um dos dois grupos em que todas as plantas com flores (angiospermas) foram anteriormente divididas. O nome refere-se a uma das características típicas do grupo: a saber, que a semente possui duas folhas embrionárias ou cotilédones . Existem cerca de 200.000 espécies dentro deste grupo. [3] O outro grupo de plantas com flores foi chamado de monocotiledôneas (ou monocotiledôneas), geralmente cada uma com um cotilédone. Historicamente, esses dois grupos formaram as duas divisões das plantas com flores.
Principalmente a partir da década de 1990, a pesquisa filogenética molecular confirmou o que já se suspeitava: que as dicotiledôneas não são um grupo formado por todos os descendentes de um ancestral comum (ou seja, não são um grupo monofilético ). Em vez disso, várias linhagens, como as magnoliidas e grupos agora conhecidos coletivamente como angiospermas basais , divergiram antes das monocotiledôneas; em outras palavras, as monocotiledôneas evoluíram de dentro das dicotiledôneas, conforme definido tradicionalmente. Os dicotiledôneas tradicionais são, portanto, um grupo parafilético . [4]
As eudicotiledôneas são o maior grupo monofilético dentro das dicotiledôneas. Eles se distinguem de todas as outras plantas com flores pela estrutura de seu pólen . Outras dicotiledôneas e as monocotiledôneas possuem pólen monossulcado (ou formas derivadas): grãos com um único sulco. Em contraste, eudicotiledôneas têm pólen tricolpado (ou formas derivadas): grãos com três ou mais poros dispostos em sulcos chamados colpos.
Imagens de Microscópio
Ampliação 40x