Kinect 365 no UBUNTU
Este é um roteiro de instalação e preparação do seu UBUNTU para rodar o kinect.
O Kinect é parte integrante do XBOX 365, que apesar de já bem antigo (2024) ainda é uma tecnologia disruptiva, trazendo muitos benefícios para quem trabalha com IA e processamento de imagem.
O intuito deste tutorial é demonstrar o que é necessário para rodar o kinect no PC com linux.
Hardware
Logicamente, o kinect 365 é necessário.
Porem não somente ele, o hardware foi construído para o XBOX e possui um conector proprietário, que precisa alem de um adaptador, também de fonte externa para o PC.
Voce pode facilmente encontrar este adaptador se procurar “adaptador kinect xbox PC” em qualquer site de compras.
Software
Existe um pacote para linux que permite rodar o kinect, é o libfreenect.
Se olharmos na lista de repositórios do ubuntu por freenect, encontraremos os seguintes pacotes:
- freenect – library for accessing Kinect device — metapackage
- libfreenect-bin – library for accessing Kinect device — utilities and samples
- libfreenect-demos -library for accessing Kinect device — dummy package
- libfreenect-dev – library for accessing Kinect device — development files
- libfreenect-doc – library for accessing Kinect device — documentation
- libfreenect0.5 – library for accessing Kinect device
Para instalar esses pacotes siga o roteiro, instalando primeiro os pacotes requeridos.
sudo apt install build-essential cmake
sudo apt install libusb-1.0-0-dev
sudo apt install python-dev python-numpy
sudo apt install swig
sudo apt install libudev-dev
sudo apt install libglfw3-dev
sudo apt install freeglut3-dev
Agora iremos instalar os pacotes
sudo apt install freenect
sudo apt install libfreenect-bin
sudo apt install libfreenect-demos
sudo apt install libfreenect-dev
sudo apt install libfreenect-doc
sudo apt install libfreenect0.5
Testando o Kinect
Existe um conjunto de demos que foram criados para permitir usar o kinect. Vamos entender cada um.
- freenect-camtest: Uma ferramenta de teste para verificar o funcionamento básico das câmeras RGB e de profundidade do Kinect.
- freenect-chunkview: Utilitário para visualizar dados de “chunk” (pedaço), útil para debugar ou entender como os dados são transferidos do Kinect.
- freenect-cpp_pcview: Um visualizador de nuvem de pontos escrito em C++, demonstrando como processar e visualizar dados de profundidade em 3D.
- freenect-cppview: Similar ao
freenect-cpp_pcview
, oferece uma visualização básica da saída RGB e de profundidade usando C++. - freenect-glview: Provavelmente um dos exemplos mais usados, oferece uma visualização ao vivo simples das câmeras RGB e de profundidade usando OpenGL.
- freenect-glpclview: Uma ferramenta avançada para visualizar a saída do Kinect como uma nuvem de pontos 3D, utilizando a biblioteca PCL (Point Cloud Library) e OpenGL para renderização.
- freenect-hiview: Uma ferramenta de visualização que pode ser usada para exibir dados de alta resolução do Kinect.
Teste com freenect-glview
Demonstra o uso do kinect.
No nosso próximo artigo, irei demonstrar o uso do kinect, e fazer um exemplo de código em C.
Espero que tenham gostado.