Kinect 365 no UBUNTU

Este é um roteiro de instalação e preparação do seu UBUNTU para rodar o kinect.

O Kinect é parte integrante do XBOX 365, que apesar de já bem antigo (2024) ainda é uma tecnologia disruptiva, trazendo muitos benefícios para quem trabalha com IA e processamento de imagem.

O intuito deste tutorial é demonstrar o que é necessário para rodar o kinect no PC com linux.

Hardware

Logicamente, o kinect 365 é necessário.

Porem não somente ele, o hardware foi construído para o XBOX e possui um conector proprietário, que precisa alem de um adaptador, também de fonte externa para o PC.

Voce pode facilmente encontrar este adaptador se procurar “adaptador kinect xbox PC” em qualquer site de compras.

Software

Existe um pacote para linux que permite rodar o kinect, é o libfreenect.

Se olharmos na lista de repositórios do ubuntu por freenect, encontraremos os seguintes pacotes:

  • freenect – library for accessing Kinect device — metapackage
  • libfreenect-bin – library for accessing Kinect device — utilities and samples
  • libfreenect-demos -library for accessing Kinect device — dummy package
  • libfreenect-dev – library for accessing Kinect device — development files
  • libfreenect-doc – library for accessing Kinect device — documentation
  • libfreenect0.5 – library for accessing Kinect device

Para instalar esses pacotes siga o roteiro, instalando primeiro os pacotes requeridos.

sudo apt install build-essential cmake
sudo apt install libusb-1.0-0-dev
sudo apt install python-dev python-numpy
sudo apt install swig
sudo apt install libudev-dev
sudo apt install libglfw3-dev
sudo apt install freeglut3-dev

Agora iremos instalar os pacotes

sudo apt install freenect
sudo apt install libfreenect-bin
sudo apt install libfreenect-demos
sudo apt install libfreenect-dev
sudo apt install libfreenect-doc
sudo apt install libfreenect0.5

Testando o Kinect

Existe um conjunto de demos que foram criados para permitir usar o kinect. Vamos entender cada um.

  • freenect-camtest: Uma ferramenta de teste para verificar o funcionamento básico das câmeras RGB e de profundidade do Kinect.
  • freenect-chunkview: Utilitário para visualizar dados de “chunk” (pedaço), útil para debugar ou entender como os dados são transferidos do Kinect.
  • freenect-cpp_pcview: Um visualizador de nuvem de pontos escrito em C++, demonstrando como processar e visualizar dados de profundidade em 3D.
  • freenect-cppview: Similar ao freenect-cpp_pcview, oferece uma visualização básica da saída RGB e de profundidade usando C++.
  • freenect-glview: Provavelmente um dos exemplos mais usados, oferece uma visualização ao vivo simples das câmeras RGB e de profundidade usando OpenGL.
  • freenect-glpclview: Uma ferramenta avançada para visualizar a saída do Kinect como uma nuvem de pontos 3D, utilizando a biblioteca PCL (Point Cloud Library) e OpenGL para renderização.
  • freenect-hiview: Uma ferramenta de visualização que pode ser usada para exibir dados de alta resolução do Kinect.

Teste com freenect-glview

Demonstra o uso do kinect.

No nosso próximo artigo, irei demonstrar o uso do kinect, e fazer um exemplo de código em C.

Espero que tenham gostado.