Octave – Primeiro contato
Comentário
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Conforme o exemplo:
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Declaração de variável
x = 14;
resultado = x + 2;
resultado2 = x ^2 ;
resultado3 = (x ^2)/ (x*2)
As variáveis podem ser declaradas livremente no octave, conforme apresentado no código acima.
Trabalhando com vetor
Trabalhar com vetor é tão simples como manipular variáveis, para isso, basta declarar os elementos entre chaves [ ]
vt = [10,20,30]
resultado4 = vt*2;
vt2 = [1,2,3]
resultado5 = vt + vt2;
resultado6 = vt .* vt2;
disp(resultado6);
printf("O Resultado: %d",resultado6);
Podemos ver, no exemplo acima, que temos a variável vt, que tem 3 elementos, 10,20 e 30, armazenados.
Desta forma sempre que falarmos em vt, estaremos trabalhando com os valores [10,20,30]. Até que este seja modificado.
Ao declarar resultado4, fazemos a operação matemática de multiplicação por 2, ficando [20,40,60 como resultado na variável resultado4.
Comparando valores
Agora iremos usar o valor armazenado na variável para tomar uma decisão. Para isso usamos o comando if, conforme nosso exemplo.
x = 14;
printf("\n\n");
if (x == 12)
printf("O valor bateu\n");
else
printf("O valor nao bateu\n");
end;
printf("\n\n");
if (x < 12)
printf("O valor é menor que 12\n");
else
printf("O valor é maior ou igual a 12\n");
end;
Neste exemplo testamos o valor de x, verificando se este atende a condição onde == é valor igual ao definido, < (menor que o definido).
Atendendo o primeiro print será mostrado. Caso contrário, ele mostrará o print atribuído após o else.
O Else pode ser omitido, não tendo então exceção. Apenas condição de atendimento ao teste if.