Octave – Primeiro contato

9 de julho de 2023 Off Por Marcelo Martins

Comentário

o Comentário é o % seguido do texto.

Conforme o exemplo:

% Isso é um comentário

Declaração de variável

x = 14;
resultado = x + 2;
resultado2 = x ^2 ;
resultado3 = (x ^2)/ (x*2)

As variáveis podem ser declaradas livremente no octave, conforme apresentado no código acima.

Trabalhando com vetor

Trabalhar com vetor é tão simples como manipular variáveis, para isso, basta declarar os elementos entre chaves [ ]

vt = [10,20,30]

resultado4 = vt*2;

vt2 = [1,2,3]
resultado5 = vt + vt2;

resultado6 = vt .* vt2;
disp(resultado6);
printf("O Resultado: %d",resultado6);

Podemos ver, no exemplo acima, que temos a variável vt, que tem 3 elementos, 10,20 e 30, armazenados.

Desta forma sempre que falarmos em vt, estaremos trabalhando com os valores [10,20,30]. Até que este seja modificado.

Ao declarar resultado4, fazemos a operação matemática de multiplicação por 2, ficando [20,40,60 como resultado na variável resultado4.

Comparando valores

Agora iremos usar o valor armazenado na variável para tomar uma decisão. Para isso usamos o comando if, conforme nosso exemplo.

x = 14;

printf("\n\n");
if (x == 12)
  printf("O valor bateu\n");
else
  printf("O valor nao bateu\n");
end;

printf("\n\n");
if (x < 12)
  printf("O valor é menor que 12\n");
else
  printf("O valor é maior ou igual a 12\n");
end;

Neste exemplo testamos o valor de x, verificando se este atende a condição onde == é valor igual ao definido, < (menor que o definido).

Atendendo o primeiro print será mostrado. Caso contrário, ele mostrará o print atribuído após o else.

O Else pode ser omitido, não tendo então exceção. Apenas condição de atendimento ao teste if.