Open-Asset-Importer-Lib

O uso do Open GL em Linux ou Windows não é tarefa fácil.

Iremos descrever o procedimento de instalação de uma biblioteca de importação de modelos 3D para Open GL.

Esta biblioteca permite carregar diversos arquivos de modelos complexos, e importar para o padrão do open gl.

Desta forma criar padrões de objetos complexo em seu projeto.

O Open-Asset_Importer-Lib é uma biblioteca aberta.

O site do fabricante:

https://assimp.org

Github do projeto:

https://github.com/assimp/assimp

Instalação

1 – Instale usando o apt, os seguintes pacotes:

sudo apt install assimp-utils libassimp-dev libassimp5

2 – Agora instale os fontes do projeto

git clone https://github.com/assimp/assimp.git

3 – Agora iremos compilar o projeto

3.1 – Entre na pasta assimp

3.2 – Prepare o projeto com CMAKE, ele prepara o Makefile para compilação

cmake .

3.3 – Compile o projeto.

make 

3.4 – Faça a instalação do pacote

sudo make install

Pronto.

Criando o primeiro programa

Crie um bash.

#!/bin/bash
CC=g++
CPPFLAGS=pkg-config --cflags glew ImageMagick++ assimp
CPPFLAGS="$CPPFLAGS -I../Include"
LDFLAGS=pkg-config --libs glew assimp`
LDFLAGS="$LDFLAGS -lglut -lX11"
$CC tutorial18.cpp ../Common/ogldev_util.cpp ../Common/math_3d.cpp ../Common/ogldev_texture.cpp ../Common/3rdparty/stb_image.cpp ../Common/ogldev_wordtransform.cpp camera.cpp ../Common/ogldev_basic_mesh.cpp $CPPFLAGS $LDFLAGS -o tutorial18

Referencia de treinamento

Este material foi possível, graças a este treinamento: