Desenho Assistido por computador
Aula AUTOCAD 28/09/2023

Perspectiva Isométrica no AUTOCAD

Click em desenho isométrico

Desenhar o cubo , não esquecendo de mudar as vistas.

Para mudar a orientação da cota.

Anotação > Cotas >Inclinar

Seleciona a cota, depois da ENTER, depois indica a orientação que será aplicada ENTER.

Para colocar o tracejado.

Crie uma linha, depois selecione por camada

Em seguida Abra a lista, Outros.

Aparecerá um menu, GERENCIADOR de TIPOS de Linha

Botão CARREGAR

Selecione o tipo de tracejado que quer carregar

Agora selecione a linha e mude para o padrão que quer que apareça.

IA
Analise de Fases de um projeto de Machine Learning

Este artigo aborda parte do curso de machine learning do cursera: mlops-findamentals-br

https://www.coursera.org/learn/mlops-fundamentals-br

Módulo Ciclo de vida do machine learning

Fases do Machine Learning:

  • Descoberta
  • Desenvolvimento
  • Implantação

Fase de Descoberta, estabelecer o que será feito, apresentando o objetivo que deve ser alcançado.

Nessa fase estabelece o entendimento dos dados, apresentando as bases que serão utilizados no modelo de treinamento.

Nesta etapa serão escolhidas as ferramentas e tecnologias que serão utilizadas.

Etapa de Desenvolvimento

São duas bem distintas

Etapa de dados – Caracterizada pela limpeza de dados, extração e transformação. Nesta etapa visa garantir que as operações necessárias para os casos levantados na etapa de descoberta, sejam atendidos.

Etapa de programação – Pode ser dividida ainda em duas atividades

Etapa validação dos modelos e dados propostos – consiste na primeira etapa de validação dos modelos , permitindo checar se os modelos propostos realmente tem aderência , checando os modelos com a base de dados elencada na etapa de dados.

Durante a primeira etapa de validação, pode haver necessidade de interação com etapa de Descoberta, onde novos requisitos sejam vistos, bem como mudanças nos requisitos e validações previamente elaborados.

Após concluída a primeira etapa de validação, desenvolve-se o modelo que será utilizado. Criando as estruturas e funcionalidades totais, criando uma versão de produção, com modelos de dados e codificação que atendam todos os requisitos funcionais do projeto.

Etapa de Implantação

Na etapa de implantação o modelo e processos necessários a produção das informações e o processamento dos dados já foram resolvidas nas duas etapas anteriores, porem ainda existe a necessidade de resolver de hospedagem.

Perguntas que devem ser respondidas nesta etapa.

Arquitetura de infraestrutura que será utilizada para implantar em produção.

Arquitetura de desenvolvimento e homologação.

Armazenamento de dados

Gerenciamento e monitoramento

Quanto a implantação dos modelos em produção podemos conceituar.

  • Nível 0 – Construção e implantação de modelos e treinamento
  • Nível 1 – Automação de treinamento de modelos
  • Nível 2 – Automação de Treinamento , automação de validação e implantação totalmente automatizada.

MNote2
MEDIT 2.28

Nesta nova versão foi modificado o layout do FIND, tornando mais parecido com os editores tradicionais.

A listagem de itens encontrados foi incluído na tela principal, conforme apresentado.

Desenho Assistido por computador
Instalando AUTODESK Inventor – FATECRP

A Conta de estudante da FATEC RP permite instalar versão de 1 ano.

Segue o procedimento de instalação.

Faça o cadastro no site, da autodesk com seu email da fatec.

Para mais informações sobre o cadastro veja o artigo:

Após cadastrado.

Entre no link com seu usuário.

https://www.autodesk.com/education/edu-software/overview?sorting=featured&filters=individual#card-invprosa

Selecione Inventor Professional 2024, e baixe o instalador.

Click no botão avançar, e em seguida em avançar.

Ele irá perguntar algumas informações sobre produtos. Siga o padrão, de avançar.

Aguarde a instalação do software.

Agora nesta etapa, basta entrar na aplicação com seu usuário para registrar a aplicação.

E finalmente, ter acesso ao aplicativo.

Sem categoria
Instalando AUTOCAD conta de estudante da FATECRP

A Autodesk, possui uma parceria com a FATEC (Centro Paula Souza) o que permite aos alunos e professores utilizar licença de estudante de todos os seus produtos.

Neste tópico, irei apresentar como instalar o AUTOCAD em uma máquina.

Cadastro

Primeiramente o aluno deve entrar no site da autodesk, o link:

https://www.autodesk.com.br/education/home

Crie um cadastro vinculando seu email da fatec. Para isso é necessário pegar algumas informações no site:

https://siga.cps.sp.gov.br/aluno/home.aspx

Capture a tela onde fica suas informações , e prepare pois será necessário na etapa em que pedem que comprove com imagem. A capa com a foto e seu RA será necessário.

Após o cadastro, será solicitado que aguarde 20 minutos, para validação dos dados.

Após esse período o site disponibiliza o acesso a todos os produtos.

Instalando o Autocad

Após ter feito o cadastro no site da autodesk, entre no seguinte link:

https://www.autodesk.com/education/edu-software/overview?sorting=featured&filters=individual#card-acdist

Selecione o autocad, e baixe o produto.

Ao fazer isso, o software será baixado em sua máquina.

Rode o instalador, o que irá preparar a instalação, conforme apresentado nos passos a seguir.

Em seguida minha maquina, pediu para fazer algumas atualizações. E foi reiniciada.

Logo após o termino da reinicialização,

O autodesk, já entrou com a seguinte tela.

Click em instalar, e aguarde o termino da instalação.

Por fim, a instalação esta concluída.

Iniciando AUTOCAD

Agora iremos finalizar com primeiro acesso.

Click em Iniciar, e vamos dar inicio a aplicação

Ao entrar no autocad, será necessário novamente vincular seu usuário e conta.

Agora o AUTOCAD irá entrar no browser, e pedirá para vc logar com sua conta.

Pronto

Pronto instalação finalizada.

Óptica
Exercícios de Optica Técnica

1-A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 200.000 km/s. Sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela.

O indice de refração absoluto n é definido pela função

\[n = c/v\]

c = 300.000 km/s

v = 200.000 km/s

Ficando n = 1.5

2-Um raio de luz atravessa a interface entre o ar e um líquido desconhecido, mudando sua direção conforme mostra a figura abaixo. Sabendo que o índice de refração do ar é 1, calcule o índice de refração do líquido. Dados: sen35º = 0,57 e sen20º = 0,34.

Para o calculo de indice do liquedo, usamos a lei de Snell.

\[n1 * sin O1 = n2 * sin O2 \]

Onde:

  • n1​ é o índice de refração do primeiro meio (neste caso, o ar).
  • n2​ é o índice de refração do segundo meio (neste caso, o líquido desconhecido).
  • θ1​ é o ângulo de incidência no primeiro meio.
  • θ2​ é o ângulo de refração no segundo meio.

n1 =1, θ1 = 35 graus; θ2 = 20 graus.

Ficando sin 35 = 0,57 e sin20 = 0,34

Ficando o indice = 1.676470588235294

3-A luz atravessa um material feito de plástico com velocidade v = 1,5 x 108 m/s. Sabendo que a velocidade da luz no vácuo é 3,0 x 108 m/s, calcule o índice de refração do plástico

\[n = c/v\] \[c = 3 * 10 ^8 m/s\] \[v = 1.5 * 10 ^8 m/s\]

4-Considere um objeto de 12 cm colocado a 10 cm de um espelho esférico convexo. Sabendo que a imagem é virtual e possui 6 cm de altura, a distância da imagem até o vértice do espelho e o raio de curvatura deste espelho são, valem quanto?

Espelho Esférico:

\[ 1/f = 1/(d0) + 1/(di) \]

Espelho convexo: 6/12 = 0.5

5-A distância focal de uma lente convergente é 15 cm. Caracterize as imagens formadas como real ou virtual, direita ou invertida, menor ou maior para um objeto colocado nas seguintes posições em relação a essa lente:

  • a) objeto localizado a 40 cm da lente;
  • b) objeto localizado a 25 cm da lente;
  • c) objeto localizado a 10 cm da lente.

Segundo a equação de Gauss

\[ 1/f = 1/(d0) + 1/(di) \]

Para f = 15cm , podemos

a ) objeto localizado a 40cm da lente

A imagem é real , pois di = 24 cm (positivo)

b) objeto localizado a 25 cm da lente

a imagem é real, pois di = 37,5 cm (positivo)

A imagem é invertida , pois todas as imagens reais formadas por lentes convergentes são invertidas.

A imagem é maior que o objeto pois di > d0

c) Objeto localizado a 10cm da lente

A imagem é virtual, pois di = -30cm (negativo)

A imagem é direita , pois todas as imagens virtuais formadas por lentes convergentes sao direitas.

A imagem é maior que o objeto , pois di > d0.

6-Um objeto está sobre o eixo óptico e a uma distância p de uma lente convergente de distância f. Sendo p maior que f e menor que 2f, pode-se afirmar que a imagem será:

a) virtual e maior que o objeto;

b) virtual e menor que o objeto;

c) real e maior que oobjeto;

d) real e menor que o objeto;

e) real e igual ao objeto.

Usando Gauss.

f < d0 <2f, a imagem maior que objeto.

A questão correta é C

sistemas digitais
Primeira lista de exercícios – Sistemas digitais

1) Muitos sistemas de controle industrial requerem a ativação de uma função de saída
sempre que qualquer de suas várias de entradas for ativada. Por exemplo, em um processo
químico, pode ser necessário que um alarme seja ativado sempre que a temperatura do processo
exceder um valor máximo ou sempre que a pressão ultrapassar certo limite. A figura 1 é um
diagrama em blocos desse sistema. O circuito transdutor de temperatura produz uma tensão de
saída proporcional à temperatura do processo. Essa tensão, VT, é comparada com uma tensão de
referência para temperatura, VTR, em um circuito comparador de tensão. A saída do comparador
de tensão, TH, é normalmente uma tensão baixa (nível lógico 0), mas essa saída muda para uma
tensão alta (nível lógico 1) quando VT excede VTR, indicando que a temperatura do processo é
muito alta. Uma configuração similar é usada para a medição de pressão, de modo que a saída do
comparador, PH, muda de baixa para alta quando a pressão for muito alta. Qual a finalidade da
porta OR?

2) Desenhe a forma de onda de saída para a porta OR da figura 2.

a. Suponha que a entrada A na figura 2 seja curto-circuitada para o terra (isto é,
A=0). Desenhe a forma de onda de saída resultante.
b. Suponha que a entrada A na figura 2 seja curto-circuitada para a linha de
alimentação (isto é, A=1). Desenhe a forma de onda de saída resultante

3) Assinale Verdadeiro ou Falso:
a. Se a forma de onda de saída de uma porta OR for a mesma que a de uma das
entradas, a outra entrada está sendo mantida permanentemente em nível BAIXO.
b. Se a forma de onda de saída de uma porta OR for sempre nível ALTO uma de
suas entradas está sendo mantida sempre em nível ALTO.
Sugestão: Monte a tabela verdade da porta OR e desenhe as formas de onda
mencionadas.

4) Troque a porta OR da figura 2 por uma porta AND.
a. Desenhe as formas de onda de saída.
b. Suponha que a entrada A na figura 2 seja curto-circuitada para o terra (isto é,
A=0). Desenhe a forma de onda de saída resultante.
c. Suponha que a entrada A na figura 2 seja curto-circuitada para a linha de
alimentação (isto é, A=1). Desenhe a forma de onda de saída resultante.
5) Tomando como referência o exercício 1, modifique o circuito de modo que o alarme seja
ativado apenas quando a pressão e a temperatura excederem, ao mesmo tempo, seus
valores-limite.
6) Verdadeiro ou Falso:
a. Uma porta AND, não importando quantas entradas tenha, produzirá uma saída
em nível ALTO para apenas uma combinação de níveis de entrada.

7) Escreva a expressão booleana para a saída x de ambos os circuitos da figura 3. Determine
o valor de x para todas as condições possíveis de entrada e relacione os resultados em
uma tabela-verdade.

b) x = ~A ~B ~C + ~A ~B ~C + ~A ~B D

A B C D X

0 0 0 0 1

0 0 0 0 1

0 0 0 1 1

0 0 1 0 0

0 0 1 0 0

0 0 1 1 1

0 1 0 0 0

0 1 0 1 0

0 1 1 0 0

0 1 1 1 0

1 0 0 0 1

1 0 0 1 1

1 0 0 0 1

1 0 0 1 1

1 0 1 0 0

1 0 1 1 0

1 1 0 0 0

1 1 0 1 0

1 1 1 0 0

1 1 1 1 0

8) Escreva a expressão booleana de saída para a figura 4.

9) Para cada uma das expressões a seguir, desenhe o circuito lógico correspondente usando
portas AND, OR e INVERSORES.

10) Determine a expressão booleana para uma porta NOR de três entradas seguida de um
INVERSOR.
cada um dos seguintes conjuntos de dados de entrada:
a. 0111
b. 1001
c. 0000
d. 0100

Sistemas Analogicos I Sistemas Biomedicos
Sistemas Digitais – Lista2 de Exercícios 19/09

1) Determine a expressão de saída para o circuito da figura 1 e simplifique-a usando os
teoremas de DeMorgan

Sinal = ~(A e B e ~C)

primeiro:

~(B e ~C) = ~B ou C

Substituindo pela equivalencia:

~(A e (B e ~C)) => ~(A e (~B ou C))

Agora na expressão

~(~B ou C) = B e ~C

Ficando ~(A e B e ~C) = ~A ou (B e ~C)

2) 2) Simplifique cada uma das seguintes expressões usando os teoremas de DeMorgan.

Sinal a = ~(~A e B e ~C)

Fica ~(~A e B) = A ou ~B; equivale A ou ~B ou ~(~C) =>

A ou ~B ou C

b) Sinal = ~(~A + ~B e C) =>

~(~A+ ~B) => A e B

Ficando (A e B ) ou ~C

c) Sinal = ~(A e B e ~(C e D ))

Fica: (C e D) = C ou D => (A e B e (C ou D)) => Ficando

A ou B ou C e D

d) ~(A + ~B )

A e B

e) ~(~(A e B))

Fica A e B

f) ~( ~A + ~C + ~D)

Ficando A e C e D

g) ~(A e ~(B + ~C) e D

Ficando A ou B ou C ou D

h) (M + ~N ) e (~M + N)

Ficando M xor N

i) ~(~((A e B ) e C)~ e D)

ABC∨ D

3) Converta o circuito da figura 3 para um circuito que use apenas portas NAND

Ficando representado

Sinal X=( ~A e ~B ~c) ou (A e ~B e ~C ) ou (~A e ~B e D)

Sinal X =  B e ( C ou A e D))

4) Um avião a jato emprega um sistema de monitoração dos valores de rpm, pressão e temperatura dos seus motores usando sensores que operam conforme descrito a seguir: a. Saída do sensor RPM = 0 apenas quando a velocidade for < 4800rpm; b. Saída do sensor P=0 apenas quando a pressão for < 1,33N/m2 c. Saída do sensor T=0 apenas quando a temperatura for < 93,3°C A figura 4 mostra o circuito lógico que controla a lâmpada de advertência dentro da cabine para certas condições da máquina. Admita que um nível ALTO na saída W ative a luz de advertência. i. Determine quais condições do motor indicam um sinal de advertência ao piloto. ii. Troque esse circuito por outro que contenha apenas portas NAND

Ficando W = ~(~(R e P e M nand P) nand T)

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