MNote2
MNote2 Correção de Erro

Foram corrigidas a criação de Save e Save as.

Problema relatado:

Quando era criado um novo item, ao tentar salvar com Save as o mesmo não modificava.

Estas correções serão disponibilizadas na versão 2.9.

MNote2 Sem categoria
Novidades no MNote2

O MNote2, ganhou uma nova versão a 2.9!!!

Vídeo da explicação do projeto

Agora com novidades, melhoria no visual!

Melhoria visual MNote2

Incluímos uma nova janela, agora o MNote2, consegue abrir e ler bases de dados em Mysql.

Estamos finalizando para a versão 3.0 a leitura do postgres, tambem.

A criação do acesso a base de dados será integrada na versão 3.0, onde incluiremos e rodaremos os scripts no mnote2, e poderemos ver o resultado.

Em breve lançaremos novidades.

Blog MNote2 pacotes
Criar um pacote Debian

Para criar um pacote debian ou ubuntu, primeiramente siga os procedimentos descritos neste artigo.

https://maurinsoft.com.br/index.php/criando-pacotes-no-debian/

Em seguida, crie uma pasta com o nome do pacote que deseja chamar.

Iremos usar como referencia o mnote2, pois já fizemos.

Crie as seguintes pastas:

mnote2

  • DEBIAN
  • usr
    • bin
    • share
      • applications
      • doc
      • icons
      • man

Dentro da pasta Debian, crie um arquivo, chamado control

Package: mnote2
Version: 2.8
Section: custom
Priority: optional
Architecture: all
Essential: no
Installed-Size: 1024
Maintainer: maurinsoft.com.br
Description: Easy Graphic multiplataform editor.

Arquivo control

Na pasta bin, jogue o binário do seu pacote.

Na pasta share, crie um arquivo, com o nome do seu pacote, no meu caso mnote2.

Section: editors
Priority: optional
Maintainer: marcelo maurin marcelomaurinmartins@maurinsoft.com.br
Homepage: http://www.maurinsoft.com.br/index.php/projeto-mnote2/
Package: mnote2
Architecture: amd64
Version: 2.8
Depends:
Description: Easy Graphic Editor.

Arquivo mnote2

Dentro da pasta usr > share > icons > hicolor, copie o icone do seu aplicativo.

Script de criação de pacotes:

Para facilitar criei um script que automatiza a montagem do pacote.

!/bin/bash
cp ./src/MNote2 ./mnote2/usr/bin/
cp ./src/MNote2.ico ./mnote2/usr/share/icons/hicolor/
ln -s ./src/MNote2 ./mnote2/usr/applications/
dpkg-deb –build mnote2
mv mnote2.deb mnote2-2.8_amd64.deb
cp ./mnote2-2.8_amd64.deb ./bin/

Arquivo buildlinux

Pronto, vc tem um pacote debian, pronto para uso.

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      Pacote Debian

      A partir de agora esta disponível a versão do instalador de pacotes debian.

      Com este pacote, agora é possível instalar o MNote2 tanto em distribuições Ubuntu quanto em distribuições Debian.

      O pacote Debian fica no repositório:

      https://github.com/MarceloMaurin/MNote2/

      O Pacote fica em binários.

      Para instalar basta dar um apt install ./mnote2-2.8_amd64.deb

      Em breve lançaremos distribuição para Raspberry PI.

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        Criando pacotes no Debian

        Estarei abordando nos próximos posts, os passos necessários para criar pacotes de instalação no Debian/Ubuntu.

        Neste tópico falarei dos pré requisitos, para deixar sua máquina pronta para gerar os pacotes.

        Então vamos lá:

        No Ubuntu:

        Primeiramente baixe o conjunto de pacotes:

        apt install devscripts

        apt install build-essential crossbuild-essential-amd64 crossbuild-essential-armel crossbuild-essential-i386 sbuild devscripts

        apt install vim

        No Debian

        Primeiramente baixe o conjunto de pacotes

        apt install build-dev foo

        apt install buildessential

        apt install vim

        Com estes pacotes instalados, voce tem o básico para gerar seu próprio pacote linux.

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          Sem categoria
          CMake no KDevelop

          O CMake é um conjunto de ferramentas multi plataforma, destinada a geração automatizada de programas. Ele é usando em conjunto com o compilador, orquestrando compilações complexas.

          Iremos abordar aqui um exemplo simples de código, integrado com o KDevelop.

          Fontes do projeto

          Iremos explicar como criamos nosso projeto.

          Primeiramente crie um projeto c, conforme apresentado no tutorial do link a seguir:

          http://maurinsoft.com.br/index.php/2021/02/12/kdevelop-novo-projeto/

          Em seguida, entre no projeto teste02, e com o botão direito, abra o menu, conforme apresentado a seguir:

          Agora selecione a opção create file, conforme figura acima.

          Digite os funcoes.c, depois repita a mesma operação com funcoes.h.

          Agora temos no projeto, conforme o exemplo abaixo:

          Neste exemplo temos dois fontes:

          • main.c
          • funcoes.c

          O main.c usa uma função do funcoes.c, iremos ver como incluir isso no CMAKE.

          Copie os códigos para os respectivos fontes, conforme apresentado.

          Fonte do main.c:

          #include <stdio.h>
          #include <stdlib.h>
          #include “funcoes.h”

          int main(int argc, char *argv[])
          {
          teste1();
          return 0;
          }

          Fonte do funcoes.c:

          #include “funcoes.h”
          #include <stdio.h>
          #include <stdlib.h>
          void teste1(void)
          {
          printf(“Teste funcoes”);
          }

          Fonte do funcoes.h:

          #ifndef FUNCOES_H
          #define FUNCOES_H
          void teste1(void);
          # endif /FUNCOES_H/

          Exemplo do CMakeList.txt

          cmake_minimum_required(VERSION 3.0)
          project(teste02 LANGUAGES C)
          include_directories(include)
          set(CMAKE_C_FLAGS “-Wall”)
          file( GLOB SRCS *.c *.h)
          add_executable(teste02
          main.c
          funcoes.c
          )
          install(TARGETS teste02 RUNTIME DESTINATION bin)

          Agora vem a explicação do CMAKE

          O cmake_minimum_required diz a versão mínima do cmake exigida para executar o script.

          project diz, qual linguagem é o alvo que iremos compilar. Neste caso indiretamente dizemos também o compilador e informações a respeito de linkagem.

          include_directories, diz para incluirmos o diretório corrente.

          Já o comando set, avisa o compilador para ativar o parâmetro -Wall

          O file pesquisa, como fonte qualquer arquivo de extensão .c ou .h;

          E por fim add_executable, monta o binário (executável) a partir dos arquivos .c adicionados.

          O install, cria um fluxo de instalação. Já é o processo tipo make install.

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