Sou fã de star trek, aqui no Brasil, Jornada nas Estrelas.
set de filmagem, trabalhado apenas do lado da câmera.
Como podemos ver nesta foto, o set de jornada nas estrelas, demonstra bem, o que as vezes vemos em tecnologia da informação.
O que o cliente vê é sempre o que esta no olhar das câmeras. Um ambiente produzido, perfeito e muitas vezes trabalhado, horas a fio por uma equipe muito competente.
Imagem que a câmera mostra
De fato, esta é a imagem, que o empresário e os vendedores passam para os clientes.
Ambientes perfeitos, sem detalhes.
Mas a verdade esta por traz dos camarins, nos sets de filmagem.
Ator Paulo Silvino, eterno Severino.
As vezes para fazer a porta abrir sozinha na filmagem, existe o nosso amigo Severino, que fica no set de filmagem, abrindo e fechando a porta com a mão. Pois algo deu errado no equipamento, e de fato, o cliente não pode esperar, por isso precisou dele, de forma rápida e pontual.
Muitas vezes vi, empresas de grande monta, apresentarem sua imagem ao grande publico, como a demonstrada no set. Tudo perfeito, funcionando. Mas de fato é trabalho duro de tantos Severinos da TI, que atuam exaustivamente para garantir que o publico tenha também essa visão.
Até ai, tudo bem! O cliente assim como o grande publico, realmente precisa ver o lado belo da arte da tecnologia, e pouco importa se iremos mostrar as agruras e problemas dessa maratona para chegar a esse estado de arte.
Mas o que vejo, as vezes com certo espanto, é gerentes, diretores, vendedores, compartilhar o olhar do grande publico, as vezes, eles tambem se perdem na grande arte, e começam a acreditar na magia que vendem.
Acredito que um bom gerente ou diretor, é como um bom produtor de filme, vende o sonho da tecnologia, mas trabalha ao fim, sabendo que o palco precisa de tantos Severinos da TI, que fazem o publico sonhar com a tecnologia, que de fato é nossa, e aos olhos dos clientes acontece como mágica.
Aos tantos Severinos da TI, parabéns vcs são os que realmente fazem a magica acontecer.
Dei o primeiro passo no desenvolvimento do projeto srvOuve.
O intuito deste projeto, é fornecer uma ferramenta de reconhecimento de fala. Convertendo Fala para texto, este projeto é 100% offline, não necessitando de nenhuma API na nuvem.
O projeto srvOuve é uma integração com o Sphinx, projeto de reconhecimento de voz.
Permite através de uma porta tcp, escutar tudo o que é ouvido, em forma de texto.
O intuito deste projeto é facilitar o desenvolvimento em etapas de aprendizado de maquina.
Obtendo uma forma simples e eficiente de integrar esta feature.
O que é o CMU Sphinx
CMU Sphinx é uma api de reconhecimento de voz. Ela é bastante consagrada, possuindo muitos projetos atrelados a ela.
A grande vantagem desta api, é que ela não necessita de conexão externa ou acesso a internet.
Uso do CMU Sphinx
Utilizaremos o CMU Sphinx como base do nosso projeto.
Após analise que tivemos em alguns de nossos parceiros, realizamos uma modificação no projeto, que prevê a flexibilidade no endereço do FILA.
Com isso o PAINEL, ganhou a opção de mudança de IP do endereço, para tanto, é necessário dar um click ao entrar no relogio, que solicitará a digitação do novo ip do servidor fila.
Neste exemplo, podemos ver que a aplicação tem o campo do servidor.
Para ativar o campo servidor é necessário dar um click no Painel de Senhas.
Este recurso esta disponível na versão 1.2 do Painel.