Relógio
Informações da GPU

Agora o projeto relógio permite ler a temperatura da placa de vídeo.

Nesta nova etapa, estamos adicionando informações chave da placa de vídeo.

Leitura de Temperatura da GPU

O código associado a leitura do GPU esta na unit funcoes.pas

function GetGPUTemperature: string;   

Esta função faz a integração com as GPUs da NVIDIA, através de lib da própria fabricante.

Blog CUDA Delphi Relógio Sem categoria
Ler Temperatura Placa de Video NVIDIA

Falaremos neste artigo, como obter a temperatura da placa de Vídeo (GPU) NVIDIA.

Abordaremos o procedimento mais simples de integração, e leitura das informações da placa de vídeo, integrando com Lazarus.

A placa de vídeo, hoje é requisito obrigatório para qualquer computador realmente robusto.

Placas de vídeo com grande capacidade, por vezes precisam ser monitoradas para evitar super aquecimento .

Atualmente projetos de CASEMOD não seriam realmente case mode, se não lerem estas informações.

Pensando nisso a NVIDIA, lançou um conjunto de ferramentas que auxiliam o desenvolvedor na obtenção de forma fácil e assertiva, na leitura das informações da GPU.

O NVIDIA System Management Interface é um utilitário, baseado no NVML (NVIDIA MANAGEMENT Library) que gerencia e monitora dispositivos NVIDIA.

Este utilitário tambem administra por pesquisas por estado de dispositivo GPU , atribuindo privilegios , permitindo administradores modificares o estado da GPU.

NVIDIA-smi é embarcado com o driver para linux do NVIDIA GPU , e windows 64bits (WIN7/2008).

O NVIDIA-smi pode fornecer informações em formato XML ou em arquivo texto simples.

Para maiores informações consulte a documentação:

nvidia-smi documentation.

O fragmento acima é uma tradução livre do site:

https://developer.nvidia.com/nvidia-system-management-interface

Integração com LAZARUS

O Componente TProcess , permite a integração de comandos através da console.

Segue o fragmento de código para analise.

function GetGPUTemperature: string;
var
cmd : TProcess;
AStringList: TStringList;
begin
cmd := TProcess.Create(nil);
// Cria o objeto TStringList.
AStringList := TStringList.Create;
cmd.CommandLine:='nvidia-smi -i 0 --format=csv,noheader --query-gpu=temperature.gpu';

cmd.Options := cmd.Options + [poWaitOnExit, poUsePipes];
cmd.Execute;
AStringList.LoadFromStream(cmd.Output);
result := trim(AStringList.Text);
AStringList.Free;
cmd.Free;
end;

Download

Documentação da API

https://docs.nvidia.com/deploy/nvml-api/index.html

Documentação nvidia-smi

http://developer.download.nvidia.com/compute/DCGM/docs/nvidia-smi-367.38.pdf

Download do CUDA Toolkit 3.2

https://developer.nvidia.com/cuda-toolkit-32-downloads

Caminho no pc após instalação:

C:\Program Files\NVIDIA Corporation\NVSMI

Dicas Sem categoria
Windows Modo de teste
Exemplo do windows em modo teste

Para tirar o windows do modo de teste, realize o seguinte procedimento. ankara escort çankaya escort ankara escort çankaya escort escort ankara çankaya escort escort bayan çankaya istanbul rus escort eryaman escort escort bayan ankara ankara escort kızılay escort istanbul escort ankara escort ankara rus escort escort çankaya ankara escort bayan istanbul rus Escort atasehir Escort beylikduzu Escort Ankara Escort malatya Escort kuşadası Escort gaziantep Escort izmir Escort

1 – Entre no CMD como modo administrador

Digite:

bcdedit -set TESTSIGNING OFF

Reinicie o computador.

Blog Dicas Projetos
Projeto caixinha de musica

O projeto da caixinha de musica, não se encontra em meus projetos mantidos, pois se trata de um pequeno projeto.

Caixinha de musica já decorada

O Projeto é mantido no git, através do seguinte repositório:

https://github.com/MarceloMaurin/Caixinha-de-Musica

Ele não possui caixa plástica criada, ele foi desenvolvido para uma apresentação na ONG Afago.

Caixinha de musica sem acabamento e pintura

Confecção da caixa

A caixa foi feita utilizando palitos de sorvete, colados com cola quente.

O display de LCD foi colado com cola quente.

Outra variação do projeto, agora sem o display de LCD

Lista de componentes

São componentes que devem ser comprados para este projeto:

  • Buzzer
  • Arduino Nano ou Uno
  • 2 x chave fim de curso pode ser shield ou chave normal
  • fonte 12v
  • sensor de temperatura termopar MAX6675 ou DHT22.
  • led RGB
  • LCD I2C (Opcional para primeiro projeto)

Ligações elétricas

Esquema elétrico da caixinha de musica

Projeto Caixinha Musica.ino

O projeto abaixo, referece a caixinha de musica dos vídeos, pois possui alem do max6675, tambem o LCD I2C.

https://github.com/MarceloMaurin/Caixinha-de-Musica/blob/master/caxinha_de_musica/caxinha_de_musica.ino

Ja para a caixinha da foto, recomendamos o fonte 2

https://github.com/MarceloMaurin/Caixinha-de-Musica/blob/master/caxinha_de_musica2/caxinha_de_musica2.ino

Onde usamos a conexão do speaker pinout 4.

Led Verde pinout A4 e A3

Chave fim de curso pinout A4, A3

Buzzer (speak) pinout 04

Pessoal, espero ter ajudado.

Blog
Gerador Eólico

O objetivo deste post é disponibilizar uma base imprimível para professores e estudantes. Permitindo que estes desenvolvam trabalhos escolares.

O Suporte de gerador Eólico permite fixar um pequeno motor DC, para efeito de gerador Eólico.

Para isso é necessário apenas imprimir o suporte, fixar o motor e soldar os fios.

E você terá um pequeno gerador eólico para apresentação de trabalhos escolares ou feiras de ciências.

Aqui você vê um exemplo do projeto acabado.

O projeto pode ser baixado gratuitamente no site:

https://grabcad.com/library/gerador-eolico-1

Dicas Lazarus Relógio Sem categoria
Lendo informações da BIOS

Neste artigo, explicarei como ler as informações da BIOS.

Existe um projeto, na minha opinião um dos poucos que realmente funciona.

https://github.com/RRUZ/tsmbios/blob/master/Common/uSMBIOS.pas

Este projeto, implementa uma camada, que permite ler as informações da BIOS do computador.

Com ela é possível acessar informações, como memória, temperatura, e tantas outras informações.

Um exemplo de uso, esta no projeto relógio, a função GetMemorySize lê a quantidade de memória disponível no seu PC.

function GetMemorySize : DWORD;
Var
SMBios : TSMBios;
LPhysicalMemArr : TPhysicalMemoryArrayInformation;
begin
SMBios:=TSMBios.Create;
try
if SMBios.HasPhysicalMemoryArrayInfo then
for LPhysicalMemArr in SMBios.PhysicalMemoryArrayInfo do
begin
if LPhysicalMemArr.RAWPhysicalMemoryArrayInformation^.MaximumCapacity<>$80000000 then
begin
result := LPhysicalMemArr.RAWPhysicalMemoryArrayInformation^.MaximumCapacity div 1024;
break;
end
else
begin
result :=LPhysicalMemArr.RAWPhysicalMemoryArrayInformation^.ExtendedMaximumCapacity div 1024;
break;
end;
end
else
result := 0;
finally
SMBios.Free;
end;
end;

Existem diversos exemplos de código nesta maravilhosa biblioteca, e vale a pena rever e estudar este código.

Relógio
Projeto Sensor de Temperatura

O objetivo deste case, é permitir coletar a temperatura e humidade do local, armazenando e mostrando no relógio.

vista do sensor de temperatura e humidade já montado

Para o desenvolvimento.

O desenvolvimento deste hardware, foi composto de 3 Etapas:

Mecânica

A confecção da caixa plástica, desenvolvida em ABS, e impressa na impressora 3D. Permite a incorporação de um display 16×2.

O projeto da caixa plástica pode ser obtido através do site grabcad.

https://grabcad.com/library/box-arduino-1

Caixa superior

Sendo a segunda parte a base do projeto.

Base do case

Eletrônica

A eletrônica deste projeto é bem simples.

São poucas peças e com ligações elétricas muito simplificadas.

Display Lcd 16x2 1602 Fundo Verde
Display LCD 16×2

Usamos em nosso software um display 16×2 com I2C incorporado.

Display Lcd 16x2 1602 Backlight Azul Com Modulo I2c Arduino

I2C incorporado no LCD

O uso deste simplifica as ligações elétricas.

Para controlar o lcd, utilizamos um arduino nano.

 Placa Nano V3 Pino Soldado + Cabo Usb Para Arduino Nano


Usamos para simplificar e auxiliar uma base do arduino nano.

Shield Adaptador Base P/ Expansão Arduiino Nanno V3.0

Shield Adaptador Base  arduino nano

Quando montado, fica assim:

Arduino nano + base.

A fixação da base necessita de prévia furação na base, porem, após a furação os chanfros das conexão já estarão disponíveis.

Para coletarmos a temperatura e humidade, utilizamos um sensor DHT22, conforme ilustração abaixo:

Projeto sensor de temperatura e humidade com display LCD

PINOUT do sistema

  • A2 – Sensor de Temperatura
  • A4 – SDA do I2C
  • A5 – SCL do I2C
  • 5V<->5V (i2c e Sensor de temperatura)
  • GND<-> GND (i2c e sensor de temperatura)

Software

Todo o projeto está armazenado no GIT, no seguinte repositório

https://github.com/MarceloMaurin/relogio

Software Arduino

O Software do arduino pode ser obtido na pasta Arduino/Sensor/

Dependencias

O Projeto deve ser compilado com a lib LiquidCrystal_I2C.h e o SimpleDHT.h.

Imagem do código já com o fonte do sensor.

Como funciona?

O Sensor joga na porta serial as informações de temperatura e humidade constantemente.

Debug da porta serial

Desta forma é possível capturar pelo lazarus os valores e mostrar em interface própria.

Software PC

O Software para pc foi desenvolvido em Lazarus.

Esta na pasta relogio/relogioX86 para windows e relogio/relogioL86 para linux.

Tela de captura de Temperatura e Humidade

Já a parametrização pode ser baixada setada em Devices IoT.

Existem versões do Software para Linux/Windows/Mac/Linux ARM.

Instalador

O instalador pode ser visto em relorio/instalador

Para mac o instalador fica em relogio/relogiomac/instalador

Documentação

Documentação completa do projeto pode ser vista em:

http://maurinsoft.com.br/index.php/projeto-relogio/

Relógio Sem categoria
CASEMOD em PC

A algum tempo eu montei um projeto chamado displaypc, que nada mais é um casemod para desktop.

Segue foto do Nextion montado.

Nextion montado

Neste casemod, eu incluo uma tela touch screen, que entre outras coisas permite a integração com uma tela nextion.

Tela Lcd Ihm Nextion 3.2  Tft 400x240 Touch Serial Arduino
Tela Nextion

Nele eu usava um nextion de 3.2 polegadas, ligado diretamente ao meu PC, onde montei um casemod para meu workstation.

O Projeto é constituído de 3 etapas:

Impressão 3D

Segue o link da caixa plástica para impressão:

https://grabcad.com/library/5-inch-pc-cabinet-slap-w-nextion-display-1

Nela imprimimos um suporte, que será colocado no lugar das baias de 5 polegadas. No caso ocupará duas das baias de 5 polegadas.

Eletrônica

Por fim usaremos um eletrônica especifica para fixar os dispositivos.

Primeiramente, usaremos uma placa PCI USB, como essa.

Placa Pci Via Com 5 Portas Usb 2.0 Dp-52m

Placa Pci Via Com 5 Portas Usb 2.0 Dp-52m

Percebam que existem 4 slots usb para fora da maquina, e um para dentro.

Conectaremos neste interno um USB TTL, conforme figura abaixo:

Adaptador Usb Ttl Serial Pl2303 5v Rs232 P/ Arduino

Adaptador Usb Ttl Serial Pl2303 5v Rs232 P/ Arduino

Faremos a ligação, conectando o TX do USB no RX do Nextion, e o RX do USB no TX do Nextion.

As conexões de alimentação, ficam assim:

O GND <-> GND e 5V <-> 5V (USB <-> Nextion);

Pronto, finalizamos toda a ligação elétrica.

Software

Muitos não acreditam, mas o software é sempre a parte mais dificil do projeto. Inclusive esta não terminado.

O protocolo do Nextion pode ser visto a partir deste link:


Depois de bater bastante cabeça eu comecei a entender o projeto.

Primeiro montei um projeto simples, que chamei de displaypc.HMI.

O projeto com extensão HMI, é o padrão do software do nextion, que desenhamos as telas;

A montagem da tela. é muito semelhante as que os programadores usam no Delphi, Visual Studio ou Android Studio.

Então se você usa qualquer uma destas RADS não terá problema em desenvolver neste editor.

Voce pode baixar o Nextion Editor neste link:

O projeto do displaypc.HMI, pode ser baixado no meu git:

https://github.com/MarceloMaurin/relogio.git

O Projeto do Relógio contem vários módulos, mas vc pode baixar os códigos do HMI, dentro da pasta Nextion

Exemplo de Código em Lazarus

Montei um pequeno exemplo em Lazarus que interage com o projeto do displaypc.HMI

Neste tópico vou falar um pouco sobre o programa que montei para testar.

O projeto esta dentro da pasta teste do git.

relogio\teste\lazarus

E pode ser chamado pelo Lazarus 2.0, conforme figura abaixo:

Neste pequeno exemplo faço a integração com lazarus do display Nextion, apresentando como o protocolo do mesmo funciona.

No fragmento abaixo, chamo a page com indice 1.

LazSerial1.WriteData(‘page 1’+#255+#255+#255);

Podemos perceber, que ao final, sempre será necessário incluir o FF FF FF, pois é padrão do protocolo.

Neste pequeno exemplo, fazemos a barra de progresso, sair de 0 ate 100%

procedure TForm1.Button5Click(Sender: TObject);
var
a : integer;
begin
for a:= 0 to 100 do
begin
LazSerial1.WriteData(‘val02.val=’+inttostr(a)+#255+#255+#255);
LazSerial1.WriteData(‘prog02.val=’+inttostr(a)+#255+#255+#255);
sleep(100);
end;
end;

Abaixo, vemos a tela, de status, onde aparece os componentes prog02 e val02.

Em breve falarei mais sobre o casemod, apresentando o exemplo do fonte.

Vida longa e prospera!

Delphi Lazarus
Instalando fpcupdeluxe Windows

O fpcupdeluxe é o instalador do lazarus já com atualização de pacotes automáticos e plataformas.





Qual a diferença de instalar o lazarus e o fpcupdeluxe?

No lazarus, voce instala apenas os compiladores para a plataforma alvo, ou seja, para o sistema que esta instalando. Isso quer dizer, que se instalar no windows 10, terá apenas os compiladores do windows 10.

Já o fpcupdeluxe, voce alem de instalar o lazarus do windows 10, no caso do nosso exemplo acima, tambem, já pode preparar binarios em linux i386, alem de arm, mac os, android entre outras plataformas que o lazarus permite compilar.

Existe um ótimo tutorial, para quem deseja instalar no linux i386, segue o link:

https://www.embarcados.com.br/cross-compilando-pascal-para-arm-utilizando-o-lazarus/

Aqui irei abordar o procedimento para o windows, pois há uma pequena variação.

Pré requisitos

  • GIT instalado
  • Git Tortoise (recomendado) porem não é requerido
  • GTK+-Bundle-3.4
  • Win64Bins.zip

Instalação

Primeiro baixe o projeto no repositório do git na pasta
c:\fpcupdeluxe, o repositório segue no link abaixo:

https://github.com/LongDirtyAnimAlf/fpcupdeluxe.git

Em seguida, pegue a ultima versão do binário já compilado e mova para a pasta c:\fpcupdeluxe

https://github.com/LongDirtyAnimAlf/fpcupdeluxe/releases

Lembrando que a versão para windows 10 64bits será como demonstrado:


Copie o binário na pasta c:\fpcupdeluxe , e execute o mesmo.

Irá aparecer uma tela, primeiramente, voce deve selecionar o caminho
c:\fpcupdeluxe\fpcupdeluxe, conforme figura abaixo:

Agora selecione o stable do FPC e Lazarus, conforme figura abaixo:

Click no botão Install/Update, conforme figura abaixo:

Lembre-se este procedimento irá demorar muito.

Então deixe rodando e vá fazer outra coisa, tipo escrever um tutorial 😉

Ao final da instalação surgirá o resultado como da imagem abaixo: ankara escort çankaya escort ankara escort çankaya escort escort ankara çankaya escort escort bayan çankaya istanbul rus escort eryaman escort escort bayan ankara ankara escort kızılay escort istanbul escort ankara escort ankara rus escort escort çankaya ankara escort bayan istanbul rus Escort atasehir Escort beylikduzu Escort Ankara Escort malatya Escort kuşadası Escort gaziantep Escort izmir Escort

Finalização do procedimento de instalação

Rodando o Lazarus

O Lazarus pode ser encontrado no c:\fpcupdeluxe\fpcupdeluxe, conforme figura abaixo:

Entre na pasta lazarus, e procure o executável startlazarus.

aplicativo startlazarus

Segue o exemplo do Lazarus, já com aplicativo compilado.

Lazarus com projeto compilado!


Gerando binário para o Windows

Agora criaremos uma aplicativo e executaremos no windows.

Para tanto criei um projeto hello world, que disponibilizarei neste link:

http://maurinsoft.com.br/downloads/hello%20world.rar

Como estamos compilando em máquina nativa, não há muito a ser feito, basta compilar e rodar a aplicação.

Para compilar, selecione RUN e dentro dele a opção Build.

Podemos ver que ele funcionou.

Lembre-se que a opção Default é a nativa do sistema.

Para isso precisa ir no menu Project, selecionando a opção Project Options.

Lá surgirá um menu, conforme o da figura abaixo:

Selecione a opção Compiler Options, e dentro dela o item Config and Target, conforme figura acima.

Gerando binários para Raspberry PI – Linux

Agora irei descrever o procedimento para gerar compilação para o raspberry pi, estando no lazarus do windows.

Este procedimento aproveita, que o lazarus tem como lema a compilação cruzada, ou como eles dizem:

Write once! Compile Anyware!

Para isso precisa ir no menu Project, selecionando a opção Project Options.

Lá surgirá um menu, conforme o da figura abaixo:

Selecione a opção Compiler Options, e dentro dela o item Config and Target, conforme figura acima.

Selecione o processador (CPU) arm.

Selecione o OS (Sistema Operacional) linux.

Conforme figura abaixo:

Click no botão Install compiler, conforme figura acima.

O fpcupdeluxe irá providenciar a instalação do ambiente crox para esta plataforma, conforme descrito.

Este procedimento irá demorar alguns minutos.

Instalação/Atualização concluída com sucesso.

Para tanto criei um projeto hello world, que disponibilizarei neste link:

http://maurinsoft.com.br/downloads/hello%20world.rar

Basicamente a tela dele, é como se segue.

hello world

Aponte o Target OS, para ser Linux, e em seguida o CPU para arm, conforme figura acima.

Click no botão Test, para realizar teste de compatibilidade.

No meu teste, ele encontrou os fontes tanto do X64 como do ARM, dê ignorar, e verifique se deu tudo certo.

Na figura acima, podemos ver que ele conseguiu achar os alvos necessários.

Click no botão OK.

Agora vamos compilar, através do menu RUN, com o item Build.

O resultado esperado será o apresentado acima.

No meu caso eu salvei o projeto em:

C:\fpcupdeluxe\fpcupdeluxe\projects\projetos\hello world

Lá vc encontra 2 grandes arquivos:

O primeiro hello, é o do arm, pois não eh reconhecido como executável.

O segundo já é o compilado no windows.

Vamos copiar o primeiro hello, e copiar para o raspberry.

Usando o bitvise, copie o arquivo, o resultado, é como se segue:


Agora, no terminal, execute o comando a seguir:

chmod +777 ./hello

Não se esqueça de ir na pasta onde copiou o aplicativo, no meu caso foi /home/mmm/Downloads.

Agora entre no VNC, e execute o aplicativo na referida pasta.

Para executar, dê duplo click, o resultado será conforme apresentado.

Ao clicar no botão, surgirá a mensagem abaixo:

Parabéns! você conseguiu compilar no raspberry!

Gerando binário para o Linux X64

Agora iremos preparar o ambiente para compilar nosso exemplo no Linux X64. Ou seja em um pc com linux.

O primeiro passo conforme apresentado na imagem acima é selecionar a aba CROSS, em seguida em CPU selecionar a opção x86_64.

Ainda na aba CROSS, selecione em OS (Sistema Operacional) o sistema operacional LINUX, conforme figura acima.

Por fim, selecione o botão INSTALL COMPILER, conforme figura acima.

O processo irá demorar alguns minutos, pois o sistema irá gerar o ambiente necessário para compilar em Linux.

Para testarmos nosso binário, iremos primeiro montar uma VM (Virtual Machine) com ubuntu. No caso de nossa vm, já é 64bits.

VM Ubuntu

Agora identificaremos o IP para posteriormente transferir o arquivo para a maquina.

Agora iremos entrar no bitviser e conectar para podermos jogar nosso arquivo, quando pronto.

Pronto, agora irei aguardar até fpcupdeluxe terminar de preparar a versão de compilação cruzada linux X64.

Pronto agora podemos comecar a compilar nosso exemplo.

Começamos, entrando na pasta do lazarus.

No meu caso, podemos ver que instalei em C:\fpcupdeluxe\fpcupdeluxe\lazarus.

Agora iniciarei o lazarus, através do comando startlazarus.

Já no lazarus aberto, iremos carregar nosso projeto:

http://maurinsoft.com.br/downloads/hello%20world.rar

Neste exemplo, iremos mostrar uma janela simples, conforme apresentado abaixo:

Primeiramente precisamos apontar para o target correto, para isso, iremos em Project, selecionando a opção Project Options.

Selecione a opção Compiler Options, da arvore de opções do lado esquerdo.

Selecione a opção Config and Target, selecione agora a opção Target OS, indicando Linux.

Selecione o Target CPU family X86_64, conforme figura acima.

Para ter certeza que o processo de instalação esta correto, iremos clicar no botão Test, conforme figura acima.

Poderão surgir alguns avisos, dizendo que os fontes estão duplicados, dê ignore.

Click no botão OK.

Pronto! Podemos gerar o binário.

Agora iremos gerar o binário, simplesmente Clicando na opção de menu RUN, no sub item Build.

Estamos quase acabando, pois já geramos nosso binário. Agora devemos leva-lo para o linux e testar.

O nosso projeto foi originalmente gravado em

C:\fpcupdeluxe\fpcupdeluxe\projects\projetos\hello world

Podemos ver, que existem 2 arquivos hello, o primeiro com data de hoje, e o segundo com data de ontem. O primeiro já é o nosso aplicativo linux, e deve ser copiado para uma pasta no linux.

Conforme figura acima, podemos ver que copiamos o arquivo para a pasta do download.

O próximo passo é dar permissão de execução no arquivo.

Para tanto, iremos na pasta e em seguida dar o comando:

 chmod +777 ./hello

Pronto, agora basta chamar nosso aplicativo.

Ao clicar no nosso botão, teremos o seguinte resultado:

Observando, que agora temos 3 opções de binário.

Gerando binário para o MAC OS

Agora iremos para nossa terceira etapa, gerando para o MAC.

Irei gerar o binário para este mac, um modelo 2009, já velinho.

Que venho apresentando em diversos posts.

Primeiramente precisamos saber a versão do processador.

No nosso exemplo usamos um processador INTEL Core 2 Duo, o que iremos parametrizar.

Agora iremos novamente entrar no nosso fpcupdeluxe-x86_64-win64.exe, localizado na pasta C:\fpcupdeluxe

Entraremos na aba CROSS, e em seguida selecionamos CPU i386.

Agora marcamos no OS, o sistema darwin, que é o MACOS.

Erroneamente marcado como x86_64

Click em INSTALL COMPILER, e mostrará a aba abaixo, informando que para rodar o free pascal, necessita de versão superior ao 3.2, dê Yes.

Pronto, agora é só aguardar…

Para testar e fazermos testes, usaremos o RealVNC, pois facilita em muito.

Para tanto, configure em seu mac uma versão do RealVNC, e conecte com o view no seu PC, conforme demonstrado abaixo:

Crie uma pasta no MAC, para levar o binario.

Abra a pasta e já deixe pronto para a próxima etapa.

Pronto! A maquina cross esta pronta!

Agora iremos compilar no MAC

Para tanto, iremos abrir o Lazarus, que fica localizado em C:\fpcupdeluxe\fpcupdeluxe\lazarus.

Para rodar o Lazarus, execute o startlazarus, conforme figura acima.

Para gerar, entre no menu na opção Project, no sub item Project Options.

Agora, selecione a arvore de opções Compiler Options, e em seguida o sub item Config and Target, conforme figura acima.

Selecione no Target OS, o item Darwin, e para o Target CPU i386, conforme figura acima.

Selecione o Botão Test, conforme figura acima.

Por fim, click no botão OK.

Agora, iremos compilar nossa aplicação, para tanto click em RUN, selecionando a opção BUILD.

Agora se olharmos a pasta do projeto, eu instalei em C:\fpcupdeluxe\fpcupdeluxe\projects\projetos\hello world

Podemos ver que foi criado um arquivo hello e tambem uma pasta hello.app.

Devemos copiar ambos.

Pronto! Segue o executável, funcionando!

Gerando binário para o Android

Agora iremos criar um procedimento para criar aplicações android.

Para testar iremos utilizar um CubieTruck com SO Android 4.

CubieTruck é um equipamento bem versátil com 2Gb.

O CubieTruck permite ser usado tanto como maquina linux, como máquina Android.

Para me auxiliar, instalei o aplicativo que cria um servidor ssh.

Pronto, agora tenho comandos e ftp para lançar minha aplicação.

A ilustração acima, demonstra que posso disponibilizar arquivos para o celular.

Na ilustração acima, o console terminal, permite rodar comandos.

Podemos ver também, que a atualização do cpu ARM, com SO android foi finalizada.

Agora irei compilar meu projeto.

Agora, clicando em Test, gerando

Instalação de Pacotes Adicionais

O FPCUPdeluxe permite tambem a instalação de pacotes adicionais, tal como Zeoslib.

Apresentaremos o procedimento de instalação de um pacote.

Para tanto, click na aba Modules, selecione a aba que deseja instalar e click no botão Install module.

pt_BRPortuguese